Fique ALERTA se a criança de 2 ANOS ainda NÃO consegue:
- Perceber as expressões faciais ao interagir com pessoas;
- Identificar se alguém está chateado, triste ou feliz;
- Apontar para o que quer;
- Falar pelo menos duas palavras juntas;
- Identificar as partes do corpo;
- Mandar beijo, bater palmas e dar tchauzinho;
- Segurar um objeto com a mão enquanto usa a outra;
- Tentar usar interruptores ou botões de brinquedos;
- Brincar com mais de um brinquedo ao mesmo tempo;
- Chutar a bola;
- Correr com função;
- Subir escadas com ajuda;
- Comer usando uma colher.
Procure IMEDIATAMENTE orientação profissional caso note ATRASOS no desenvolvimento do seu filho ou perceba que ele PERDEU HABILIDADES.
Quanto mais PRECOCE a intervenção, melhores serão os resultados.
Já ouviu falar que “cada criança tem seu tempo”?
Esta afirmação pode causar confusão, principalmente para os pais de primeira viagem.
Sabemos que, apesar das crianças não serem completamente iguais umas às outras e do seu desenvolvimento ter relação direta ao tipo de estímulo e ambiente em que elas se desenvolvem, algumas habilidades mínimas são esperadas para cada faixa etária.
Essas habilidades são os chamados marcos do desenvolvimento, divididos em 4 categorias:
- Habilidades socioemocionais;
- Linguagem/comunicação;
- Cognitivo;
- Físico/motor.
Atrasos nos marcos do desenvolvimento servem de ALERTA para pais, médicos e professores, que devem procurar ajuda o quanto antes para descobrir a causa e intervir precocemente.
A intervenção precoce se justifica porque nesta fase a criança possui alta neuroplasticidade – que é a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar respostas em razão dos estímulos e aprendizados, sendo possível corrigir ou atenuar os atrasos de desenvolvimento.